A xenofobia na realidade brasileira

Pode não parecer, mas a xenofobia também existe no Brasil e está crescendo.

por Melissa Marques

A xenofobia é o preconceito contra estrangeiros que pode ter motivação histórica, cultural, religiosa, etc. E não pense que porque o Brasil é conhecido como um “país amigável” que não existe tal problema social aqui. A xenofobia é algo comum na vida de muitos que sofrem ou praticam esse ódio por aí.

1493851938_726291_1493860482_noticia_normal
Manifestação xenofóbica na Av. Paulista, em São Paulo.

Nos dias de hoje, muitos brasileiros são hostilizados ao se mudarem para Portugal; mas, há décadas atrás, os portugueses que se mudavam para cá é que eram tratados mal. Isso é um exemplo claro de que a xenofobia acontece de todas as formas.

A questão dos refugiados é uma das que mais causam esse comportamento de ódio hoje em dia. Muitas pessoas veem esses refugiados como “ameaça”, principalmente no mercado de trabalho. Um acontecimento recente é o caso do refugiado sírio que foi agredido em Copacabana, no Rio de Janeiro. Depois disso, os cariocas se mobilizaram e criaram um evento de apoio para o homem. Alguns políticos, como o deputado federal Jair Bolsonaro, também já se mostraram contrários aos refugiados, o que acaba influenciando mais ainda uma parcela da população para esse tipo de comportamento.

Para combater a xenofobia, as pessoas precisam entender que a nacionalidade, etnia, crença de alguém não dá o direito de o outro tratá-lo mal; que isso não faz de ninguém pior do que o resto da população. Todos somos seres humanos e merecemos ser respeitados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s